A Regaleira: já reabriu o restaurante que inventou as francesinhas

Fernando, orgulhoso purista da iguaria, recomenda que esta seja desfrutada no seu estado mais natural. Os enchidos são do Leandro, claro, mas a mortadela e o chourição vêm de Itália. Conte ainda com um bife do lombo mal passado, suculento e tenro, e um molho mais tradicional, com um toque sedoso e uma cor acobreada adquirida pelas longas horas ao lume. É leve, acidulo e tem um travo a carne bovina que faz toda a diferença.

Primeiro, o restaurante apareceu no Parts Unknown, o programa do saudoso Anthony Bourdain; depois, curioso, apareceu por lá o crítico desta revista, que elogiou a muito competente francesinha deste espaço em Cedofeita. “O pão estava torradinho e fofo, a carne do bife bem passada e saborosa, e a fatia
de mortadela com bagos de pimenta preta dava-lhe um toque interessante. As francesinhas são preparadas pelo próprio Afonso, o dono, e pela mulher, os únicos a confeccionar o molho, “um pouco mais picante e acervejado do que o tradicional”. O Francesinha Café é outro dos nomes mencionados com frequência quando o assunto é a melhor francesinha da cidade. Com fiéis adeptos nos quatro cantos da Invicta, pode pedi-la logo com batata e ovo, mas o Sr.

Neste espaço de ambiente familiar, existem diversas versões da francesinha, sendo a mais popular com pão bijou, tal como a receita original desta iguaria portuense. O Capa Negra é um dos espaços mais conhecidos e frequentados pelos universitários da cidade. É uma referência que passas de geração em geração, pelo que não é de admirar que aqui sirvam a típica francesinha. A receita é a original, mas existem outras opções para diferentes palatos. Com mais de duas décadas de mérito, a Mauritânia Real é uma das francesinhas mais requisitadas e apreciadas no Porto. Além da tradicional, aqui é servida uma francesinha com uma versão à casa, com ovo estrelado em cima, e uma versão especial, servida com três gambas no recheio.

Os 44 melhores restaurantes do Porto

  • Ganha sobretudo pontos à conta do seu molho, com bastantes fãs pela cidade.
  • O empresário simpatizou com ele e convidou-o para trabalhar ao balcão d’A Regaleira.
  • “Resolvemos avançar não só pelo negócio, mas pela história e pela família.
  • Até porque a primeira remessa esgotou logo no almoço de abertura.

Mas esta francesinha regaleira horário é a história de uma sanduiche que nasceu num restaurante no centro da cidade, rapidamente ganhou foros de alforria, espalhou-se e hoje é um dos dois símbolos gastronômicos do Porto. A sua origem como qualquer prato típico tem raízes populares e muitas são as histórias a volta desta famosa iguaria. A Regaleira foi um restaurante da cidade do Porto, Portugal, conhecido por ter sido o local onde foi criada a francesinha.carece de fontes? Localizava-se na Rua do Bonjardim, freguesia de Santo Ildefonso. O melhor nome que lhe surgiu terá sido a francesinha”, explica Francisco Passos.

A Receita "Original" da Francesinha

Se não troca a comida da avó e da mãe por nada deste mundo, leia o que se segue. Se prefere alargar as suas opções e ir além da comida tradicional, passe os olhos por esta lista dos 44 melhores restaurantes no Porto. Aliás, Vila Nova de Gaia, do outro lado da ponte, é casa de algumas das mais deliciosas francesinhas desta lista. Há francesinha tradicional, mas é a francesinha à Alkimia a estrela do estabelecimento. É bem avantajada, feita em pão rústico, com bife de alcatra, e aos enchidos tradicionais (do Leandro) acrescentam bacon. Vem coberta com um molho igualmente guloso e uma dose generosa de batata caseira a acompanhar.

Na carta, é possível ver diversos pratos portugueses, incluindo a francesinha. Aqui, é feita com bife da vazia, linguiça, ovo e molho com Vinho do Porto, acompanhada por batatas fritas ao palito. Existem momentos que merecem ser vividos fora do mundo virtual, e caso disso é comer umaboa francesinha no Offline. Aqui, o famoso prato portuense é servido com um bom pedaço decarne do lombo de boi, mal passado. Quanto ao molho, revela o proprietário do espaço, é feito com cebola, alho, salsa picada, uísque, cerveja e Porto branco.

Serve porções simples mas bem feitas, com batatas crocantes e cerveja Super Bock. Café discreto e familiar que serve francesinha com porção generosa de batatas fritas caseiras. Abaixo os principais lugares, com o estilo do restaurante, o tipo de público e o preço médio da francesinha em 2025. Na mesma zona onde podes comer um belo cachorrinho o Gazela, podes encontrar uma deliciosa francesinha.

Consta-se que Daniel David Silva ficou inspirado por este prato francês e decidiu adaptá-lo aos sabores e paladar português, tendo, então, incluído carnes e queijo. Diz-se que nos seus primórdios a composição da francesinha era diferente da atualidade, mais simples, incluindo apenas carnes e queijo. Atualmente, porém, já vemos francesinhas com ovo, batata, vegetariana ou até com marisco. Se hoje é dia de concerto na Casa da Música, o jantar já está assegurado. O Lemos Café é uma casa pequena e tradicional, cuja francesinha tem vindo a ganhar popularidade dentro dos aficionados. Pode pedi-la au naturel, com ovo e batata e até em formato XXL, se tiver estômago para tanto.

Francesinhas Al Forno da Baixa (Baixa)

É por isso que as outras Francesinhas não são consideradas concorrência. “Somos convidados para todos os festivais, porque a origem do prato é consensual, mas nunca vamos a nenhuma. É aqui que se faz a verdadeira Francesinha”, mesmo que outros se possam orgulhar de ostentar cartazes a dizerem que “são as melhores”. Na sua confecção, o molho da Francesinha é picante, ou não fossem -para Daniel David da Silva – as francesas eram picantes. Mas se na Regaleira se pedir molho à Leixões, ele é servido extra-picante.